Buscar

Falando sobre baralho cigano.

Atualizado: Abr 8



Há muito tempo, quero escrever sobre o baralho cigano. Oráculo que gosto muito e que faço uso sempre que preciso de algum parecer mais direto do baralho cigano.

Antes de mais nada, é importante fazer uma ressalva quanto as origens e história do baralho que se tornou muito popular entre os cartomantes ocidentais, o baralho cigano.


Não vou me atrever a descrever a cultura do povo cigano, até porque não trata-se de um grupo religioso e sim de uma etnia rica em história e em mistérios que eu mesmo não possuo vivência nem propriedade para falar. Caso queiram ter acesso a uma introdução à história do povo cigano de forma mais profunda, sugiro a leitura de um dos meus livros favoritos sobre o tema, o livro Caminhos Ciganos de Mikka Capela que trata justamente da história do povo cigano, suas origens e as visões deturpadas que se criou sobretudo no ocidente ao longo do tempo sobre este povo que é tão cheio de encanto.


Devo lembrar que em nossos posts aqui no blog Arcanos na Mesa, vou me ater apenas ao baralho cigano, cujas lâminas são familiares para mim. É válido ainda deixar claro que trabalho com o baralho cigano da forma mais respeitosa possível, não me colocando em equivalência ou superioridade ao povo cigano praticante do oráculo.


Pois bem, vamos ao que interessa...


O baralho cigano que utilizo em minha mesa de jogo é talvez o mais conhecido entre os cartomantes, o Baralho Petit Lenormand. Encontrado na maioria das vezes como baralho Lenormand, este oráculo é composto por 36 cartas cuidadosamente ilustradas com figuras e números. As figuras e números disposta nas lâminas do baralho cigano, muitas vezes também apresentando naipes (exceto os baralhos brasileiros que raramente apresentam naipes), trazem consigo a base do que se entende como oráculo.

Afinal, o que seria oráculo? Oráculo, de acordo com a maioria dos dicionários, significa profecia, revelação, palavra inspirada e infalível. Ficaremos portanto, com o que geralmente mais agrada os estudiosos de tarô: resposta dada por divindade a quem consulta, pois não utilizamos de forma vulgar, mas sim como um instrumento de intermediação entre o consultor e o consulente.

E por que chama-se Lenormand? Este nome atribuído ao baralho é o nome de uma das mais famosas oraculistas que se tem notícia, Marie-Anne Adelaide Lenormand. Ela não é considerada a autora deste baralho, nem sequer se sabe ao certo quais oráculos eram utilizados pela cartomante, sobretudo por que a criação do baralho Lenormand que conhecemos foi elaborado após o seu falecimento, mas que por algum motivo especial, nomeou-se o baralho usado pelos rhomá (ciganos) de Lenormand.

Existem diversas teorias quanto a origem do baralho cigano e é possível encontrar uma infinidade de baralhos dos mais diversos, os quais por sua vez são utilizados das mais diversas formas pelos cartomantes no Brasil e no mundo.


Conforme o que eu já havia mencionado, os baralhos mais tradicionais apresentam em suas características disponíveis, naipes que podem ser considerados na leitura como apoio à mensagem transmitida pela imagem da carta e de acordo com a intuição do oraculista.


Os quatro naipes tem associação direta com os quatro elementos da natureza tais como:

Naipe de Paus (elemento fogo): ação, criatividade e espiritualidade;

Naipe de Copas (elemento água): sentimentos, emoção e psiquê;

Naipe de Espadas (elemento ar): raciocínio lógico, praticidade, tudo o que é tangível.

Naipe de Ouros (elemento terra): dinheiro, trabalho e bens materiais.


O que mais importa em uma mesa de jogo com baralho cigano, é a harmonia entre todos estas características, associada a intuição e espiritualidade trazida pelo consultor e consulente presentes a mesa de jogo.


Espero que tenham gostado.


Para uma consulta completa e particular, agende sua consulta agora mesmo clicando aqui.


Muita luz e sorte à todos!







0 visualização

© 2023 por EK. Todos os direitos reservados

Horário de atendimento online:

Segunda à Sexta das 19h às 24h.

Sábado das 12h às 19h.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle